Fortaleza, um dos melhores destinos do nordeste brasileiro

Não é à toa que Fortaleza, no Ceará, é um dos destinos mais cobiçados do país. Com praias de águas esverdeadas, muitos coqueiros, uma culinária deliciosa, artesanatos de cair o queixo e um povo alegre e acolhedor, visitar Fortaleza é certeza de diversão. Descubra as 10 melhores praias de Fortaleza e região para você aproveitar as férias.

10 Melhores praias de Fortaleza e região

1. Praia do Futuro

A mais hypada de todas as praias de Fortaleza é a Praia do Futuro. Parada obrigatória, essa praia tem uma grande faixa de areia clara, o mar tem tons de azul e ótimas ondas, ideal para praticar windsurfe e surfe. Na maré baixa, são formadas piscinas naturais, ideais para brincar com as crianças e aproveitar o mar.

O visitante encontra, na Praia do Futuro, barracas instaladas ao longo de toda extensão da orla. E não pense que são simples: super equipadas, as barracas contam com mega estruturas com Wi-Fi, playground, segurança e muita comida típica.

Por falar em comida, o destaque gastronômico aqui é o Caranguejo, degustado religiosamente às quintas-feiras.

melhores praias de fortaleza
O destaque gastronômico aqui é o Caranguejo

A praia fica a 10 km do centro de Fortaleza e está repleta de opções de hospedagem, confira aqui hotéis próximos à Praia do Futuro!

2. Praia de Mucuripe

Longe da agitação, está a Praia de Mucuripe, com areias claras e fofas e muitos coqueiros. Por ficar próxima ao cais do porto, aqui é comum o visitante se deparar com barcos de pescadores.

Praticamente sem ondas, ao contrário da Praia do Futuro, é uma praia muito bonita e tem um calçadão repleto de muito verde.

melhores praias de fortaleza
Uma volta pelo calçadão da Praia de Mucuripe é uma ótima pedida

Um ótima dica é ir até as barracas do Mercado de Peixe e fazer um lanchinho com os pescados mais frescos – e possivelmente baratos – da cidade.

Do porto, saem vários veleiros que oferecem passeios pela orla, uma ótima pedida para começar o dia ou para aproveitar a tarde.

A praia tem boa infraestrutura de restaurantes e bares, além de playground para os pequenos e quadras esportivas para aproveitar o dia. A 6 km do centro da cidade, há ótimas opções de hospedagem, confira aqui os melhores hotéis na Praia de Mucuripe!

3. Praia do Meireles

Com um clima familiar, a Praia do Meireles fica no bairro de mesmo nome e é uma das mais movimentadas da cidade.

Nesse trecho da Avenida Beira Mar, o mar é calmo e há uma boa infraestrutura para receber os turistas, com barracas, quadras esportivas e até mesmo uma feirinha de artesanato.

Não deixe de dar um pulinho no Jardim Japonês, que fica bem próximo à praia.

melhores praias de fortaleza
Jardim Japonês próximo à Praia do Meireles

A área também tem ótimas opções de restaurantes, bares, shoppings, lojas e serviços turísticos, como compra de passeios. O calçadão é largo ideal para caminhadas a qualquer hora do dia.

A uma distância de 3,5 km do centro de Fortaleza, a praia conta com várias opções de hospedagem. Confira aqui os melhores hotéis na Praia do Meireles!

4. Praia de Iracema

Muito procurada por surfistas, a Praia de Iracema tem ondas um pouco mais agitadas. O pôr do sol é outra atração dessa praia, que é muito indicada para aproveitar o finzinho de tarde, além de ser o point para eventos na cidade.

Que tal curtir o pôr-do-sol de um jeitinho diferente? A Ponte dos Ingleses é uma plataforma metálica que avança mar adentro, o que deixa o fim do dia ainda mais especial. Já de noite, os vários restaurantes e bares agitam a região da praia.

praias de fortaleza
A praia de Iracema e sua estátua são símbolos da cidade e vale a pena conhecer

A 2 km do centro de Fortaleza, o lugar oferece várias opções de hospedagem. Confira aqui as nossas dicas dos melhores hotéis próximos à Praia de Iracema!

5. Praia do Porto das Dunas

Indo um pouco além de Fortaleza, a apenas 30 km, encontramos a Praia de Porto das Dunas, em Aquiraz, mais conhecida por abrir o famoso complexo aquático Beach Park.

Aqui, as águas são calmas e cristalinas e na maré baixa são formadas incríveis piscinas naturais, que dão um visual ainda melhor e aumentam as opções de diversão para toda a família.

A praia não tem estrutura de barracas ou mesmo vendedores ambulantes, então a dica é procurar hotéis com restaurantes abertos ao público, aqueles que atendem também quem está só de passagem.

Pelas condições do vento, a diversão é garantida para quem adora se aventurar nos esportes, como sandboard, offroad, windsurfe, kitesurfe e até asa-delta. Não à toa, a praia sedia uma das etapas do Campeonato Mundial de Windsurf.

Nessa região, também é possível contratar os famosos passeios de bugue, ideais para quem quer conhecer um pouco mais do destino e se aventurar pelas dunas.

melhores praias de fortaleza
O windsurf é uma das principais atividades da Praia do Porto das Dunas

E aqui também tem o lugar ideal para apreciar o final do dia, procure pelo parque eólico ao final da estrada que leva para o município, que virou um dos lugares oficiais para esperar pelo pôr-do-sol.

Agora, se você quer esticar e ficar um pouco mais no destino, aqui está nossas sugestões dos melhores hotéis em Porto de Dunas.

6. Praia do Cumbuco

A Praia do Cumbuco fica em um vilarejo mais calmo e pacato, mas também é muito procurada pelos visitantes.

A 35 km de Fortaleza, a praia é famosa por ser repleta de resorts de luxo, como o Carmel Cumbuco, e por ter uma infraestrutura de lazer completa.

Uma das principais atividades da praia é o famoso passeio de bugue, que pode ser com ou sem emoção. Depois do trajeto nas dunas, o turista é levado para as incríveis piscinas de água doce, como a Lagoa do Parnamirim, uma das mais conhecidas e equipadas para receber visitantes.

Enquanto você aproveita o dia, ainda dá para brincar de esquibunda, descer as dunas em uma prancha e terminar dentro das águas da lagoa. É divertido e a família toda pode curtir junto.

melhores praias de fortaleza
O esquibunda ou sandbording é uma atividade para toda a familia

Para os mais radicais, o vento é um super aliado nesse praia, permitindo a prática de kitesurfe e windsurfe, principalmente nos meses de agosto e novembro.

Gostou do destino? Confira nossas dicas dos melhores hotéis próximos à Praia do Cumbuco!

7. Praia da Caponga

A Praia da Caponga é uma das mais queridas pelos moradores da capital e também um ótimo point para os turistas. Fica a apenas 1 hora de Fortaleza e promete muita diversão, além de paisagens incríveis.

As dunas da praia são o maior atrativo. É possível fazer o passeio com os famosos bugues, mas em alguns pontos dá até para contratar passeios com jegues e dromedários.

melhores praias de fortaleza
Os passeios de bugue são os mais procurados

mar é bem tranquilo, ideal para aproveitar com a família ou sozinho. Na maré baixa, são formadas piscinas naturais que aumentam ainda mais a experiência na praia. O cenário é finalizado com várias jangadas coloridas dos moradores da região.

A Praia da Caponga tem ótima infraestrutura, é repleta de restaurantes, bares, comércios e barracas na areia. Dá para visitar a praia num bate-e-volta de Fortaleza, tranquilamente.

Pretende ficar nesse destino incrível? Veja nossas sugestões dos melhores hotéis em Caponga!

8. Praia Morro Branco

A Praia de Morro Branco fica em Beberibe e já serviu de cenário para filmes e novelas nacionais e internacionais. A praia conquista os turistas com suas várias atividades diferentes. Dá até para visitar os cenários pela cidade e conhecer um pouco mais sobre as produções.

A mais famosa atividade é se aventurar pelo Labirinto do Morro Branco, formato pela erosão de falésias que, além de caminhos escondidos, deixou um visual incrível no destino. Para quem quiser fazer o passeio, é importante estar com um guia – assim, em segurança, a diversão é garantida.

melhores praias de fortaleza
Labirinto do Morro Branco, na Praia do Morro Branco

Para os amantes do pôr-do-sol o lugar ideal é o Farol do Morro Branco, que tem um vista surreal de toda a praia e até de Fortaleza. Nessa praia, também tem um incrível centrinho de artesanato, com quadros, vidros e outras peças desenhadas em areia colorida.

Para chegar até a praia, além dos ônibus da rodoviária, várias empresas de Fortaleza oferecem o passeio, que dura o dia inteiro.

Vai esticar o dia no destino? Separamos aqui os melhores hotéis perto das Dunas do Morro Branco!

9. Canoa Quebrada

A apenas 2 horas de Fortaleza, está uma das mais famosas e badaladas praias do Ceará. Canoa Quebrada começou inicialmente como uma aldeia de hippies, mas se desenvolveu e, hoje, é um gigante centro turístico.

Ainda dá para se conectar com a cultura hippie em passeios ecológicos, como trilhas, e conhecer eco-aldeias que ainda sobrevivem na região. O centro da cidade também é uma boa pedida, a decoração rústica e bem iluminada dá todo um clima especial para o lugar.

Por aqui também tem passeios de bugue que levam até algumas lagoas escondidas entre os manguezais e as dunas. O passeio também pode ser feito pelo circuito de praias da região, partindo do centro de Aracati e passando por todas elas – o passeio dura um dia inteiro.

Outro muito tradicional é o passeio de jangada, que permite apreciar a incrível vista para da costa da praia e ainda fazer algumas paradas para mergulhos e renovar as energias.

melhores praias de fortaleza
O passeio de jangada é um dos mais recomendados da região

Empresas na Avenida Beira Mar, em Fortaleza, oferecem o passeio para Canoa Quebrada. Assim fica super fácil conhecer mais sobre esse destino incrível do Ceará.

Resolveu ficar? Confira aqui nossas dicas dos melhores hotéis próximos a Canoa Quebrada!

10. Jericoacoara

Não poderíamos deixar de fora a Praia de Jericoacoara, não é mesmo? A praia está no coração de todo amante de sol, areia e águas geladas.

Com tantos atrativos turísticos, o indicado é ficar pelo menos dois dias para poder aproveitar tudo. Outra dica é contratar um guia, ainda mais se for um buggeiro (quem faz passeios de bugue), assim vai ser possível explorar todos os cantos do destino sem o menor problema de locomoção.

Além de aproveitar as dunas nos passeios de bugue, Jeri é ideal para a prática de windsurfe kitesurfe, por conta das condições do vento. Vale a visita também para a Lagoa do Paraíso e a Lagoa Azul, que têm redes e cadeiras dentro da água e são os principais cartões-postais do destino.

melhores praias de fortaleza
As Lagoas têm redes e cadeiras dentro da água, um dos mais famosos cartões-postais da região

Em Jeri, ainda é possível fazer os passeio no Mangue Seco, para encontrar um viveiro natural de cavalos marinhos, caranguejos e vários animais que habitam a região.

Seguindo viagem, você vai conhecer um vilarejo escondido pela areia, a Vila de Tatajuba. E como última parada, a Lagoa de Tatajuba, para descansar e se refrescar um pouco.

Partindo de Fortaleza, é possível chegar a Jeri através de ônibus rodoviário, alugando um carro com tração 4×4 ou até mesmo pelo recém inaugurado aeroporto.

Publicação: