Apesar de ser a maior empresa do segmento de transporte particular por aplicativo da atualidade, a Uber – inacreditavelmente – padece de muitas limitações que afetam diretamente

seus motoristas e passageiros, como é o caso de um problema muito comum apresentado através da seguinte mensagem: Infelizmente, a Uber não está disponível na sua região no momento.

Mas, afinal, por que será que esse problema acontece no aplicativo? Existem muitas sugestões dos usuários a cerca do que poderia estar causando esse tipo de situação, como muitos passageiros solicitando viagem ao mesmo tempo; Motoristas insuficientes; Nenhum motorista em um raio de até 1 quilômetro; Falha no sistema da empresa.

De fato, pode ser qualquer um dos motivos acima ou nenhum deles. Mas, a considerar a quantidade de motoristas cadastrados na plataforma atualmente, dificilmente este problema ocorrerá pela falta deles – pelo menos nas principais capitais brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro,, Brasília, Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte, Manaus e Curitiba.

Na maioria dos casos esse problema está diretamente ligado com a incapacidade do seu aplicativo Uber ter acesso em tempo real a sua localização no momento de solicitar a viagem, pois para garantir que você seja atendido com maior eficiência possível, a Uber precisa ter acesso livre a antena de GPS do seu celular.

Como resolver?

Se você acha que esse pode ser o real motivo por trás da mensagem de indisponibilidade, recomendamos que desça a barra de ferramentas do seu celular (arrastando o dedo na tela de cima para baixo [se for Android]) e tocando em “Local” para fazer ativação.

Além disso, você também pode ceder permissão a Uber para usar o GPS do seu celular indo em: Configurações > Aplicativos > Uber > Permissões > Local > Permitir durante o uso do app.

Caso você tenha um iPhone o procedimento é diferente: Ajustes > Privacidade > Serviços de Localização > Uber > Durante o Uso do App.